O que acontece quando os rins falham?

 

Quando os dois rins falham, isto é, na insuficiência renal crônica terminal, o corpo retém líquidos e substâncias tóxicas que deveriam ser eliminados em forma de urina. Além disso, não ocorre ativação da vitamina D, necessária para a prevenção de problemas ósseos e há diminuição na produção de eritropoetina, hormônio necessário para a formação do sangue. Estas alterações podem levar à problemas comportamentais, sonolência e até provocar a perda dos sentidos (coma urêmico).

É necessário recorrer a um tratamento para substituir o trabalho que os rins já não conseguem cumprir. Nesta seção, descreveremos as alternativas de tratamento para substituir a função renal, ou seja, a hemodiálise e a diálise peritoneal, como são realizados e os cuidados especiais que tanto os proprietários quanto à equipe veterinária deve ter. Aproveite então, as explicações e orientações dadas neste site e não tenha receio de tirar suas dúvidas com seu médico veterinário ou conosco, pois é importante que você esteja sempre seguro em relação ao tratamento de seu animal de estimação.

Lembre-se, com a ajuda da equipe de hemodiálise veterinária, do seu clínico geral e principalmente com sua dedicação, seu animal de estimação poderá levar uma vida plena e ativa.

Galeria de Fotos: O que acontece quando os rins falham?