A Insuficiência renal e suas causas

A insuficiência renal e suas causas

 

 

 

 

Insuficiência renal (IR)
 

Para manter estável o meio interno do organismo, o rim, através de suas funções:

- Remove as substâncias indesejáveis do organismo filtrando uréia e ácido úrico.

- Reabsorve a albumina e sais desejáveis como o sódio, potássio, cálcio.

- Excreta substâncias desnecessárias como o fósforo e o hidrogênio.

- Secreta hormônios para o controle do volume, da pressão arterial, do cálcio e fósforo e da formação de hemácias.

Há algumas situações que lesam o rim agudamente, outras levam anos para o dano tornar-se aparente. As doenças que lesam as diferentes estruturas dos rins são, entre outras, as nefrites, o diabete, a hipertensão arterial, infecções urinárias, obstruções das vias urinárias e as enfermidades hereditárias.

A insuficiência renal é um diagnóstico que expressa uma perda maior ou menor da função renal. Qualquer desvio funcional, de qualquer uma das funções renais, caracteriza um estado de insuficiência renal. Mas, somente a análise dessas funções nos permite afirmar que há perda da capacidade renal e estabelecer níveis de insuficiência renal. Nenhuma prova isolada é suficientemente exata ou fiel para avaliar a função renal, por isso, devem ser feitas várias provas, analisando a filtração, a reabsorção, a excreção e a secreção renal.

 

Insuficiência renal aguda (ira)
 
 
 
 

A falta abrupta e intensa de água (desidratação severa), a perda repentina de sangue (hemorragias) ou do plasma (queimaduras) faz com que não haja formação de urina (anúria) ou somente de pequenas quantidades de urina por dia (oligúria).

A perda de água, sangue ou plasma são as principais causas de insuficiência renal aguda (IRA), provocadas por falta de volume do líquido circulante.

A queda de pressão arterial por diversos fatores, como falta de líquidos, doenças do coração e substâncias ou medicamentos que baixem a pressão, podem diminuir a força de filtração e a urina não se forma.

Pode ocorrer também que substâncias tóxicas ingeridas ou injetadas destruam parte do rim e suas funções sejam alteradas agudamente. Outra situação comum que resulta em IRA é a obstrução das vias urinárias. A urina é formada, mas é impedida de sair, e em conseqüência surge anúria ou oligúria.

 

Insuficiência renal crônica (irc)
 
 

Muitas doenças renais são irremediavelmente progressivas. Quanto mais elas progridem ou se agravam, mais danos causam ao rim. As lesões perturbam a funcionalidade do rim, provocando a insuficiência renal crônica pela perda irreversível de suas funções.

A suspeita de IRC é caracterizada pela presença de doenças renais e suas manifestações. A insuficiência renal é comprovada através de exames laboratoriais. Dosagens elevadas de uréia, creatinina e fósforo no sangue ocorrem por defeito crônico de filtração do rim doente.

Na urina, a densidade urinária é sempre baixa mostrando a incapacidade do rim em concentrar a urina. Por isso,ao examinar a urina dos pacientes com insuficiência renal crônica percebemos que sua urina é sempre clara e que nunca muda de cor.

Em todos os casos de insuficiência renal crônica, encontra-se uma anemia de difícil tratamento, que só responde com o uso de eritropoetina, um hormônio secretado pelo rim. Quando há doença renal crônica, o rim perde a capacidade de produzir esse hormônio.

Outros dados clínicos mostram a incapacidade do rim de eliminar substâncias tóxicas e excretar o pigmento amarelo que tinge a pele. Por isso, a pele do renal crônico é pálida e amarelada.

Quando a lesão renal é superior a 50% da massa renal, surge hipertensão arterial.

Quando a lesão renal é superior a 66% da massa renal, a urina torna-se pouco concentrada.

Quando a lesão renal é superior à 75% da massa renal, encontramos alterações bioquimicas de ureia e creatinina.

 

Perguntas que você pode fazer ao seu médico veterinário:
 

Qual a doença que atingiu o rim de meu cão(gato)?

Qual a capacidade atual de funcionamento do rim de meu cão(gato)?

Caso o meu animal necessite, quando deverá iniciar a hemodiálise?

Que devo fazer para evitar a evolução da doença renal de meu animal?

A que nível de insuficiência renal a uréia começa a subir?

Onde posso obter o tratamento de hemodiálise?